Cadastramento Biométrico - Niterói 2013.

27/06/2013 15:21

O QUE É?

Para tornar as eleições mais seguras e impedir que uma pessoa vote no lugar de outra, a Justiça Eleitoral está realizando o cadastramento biométrico dos eleitores de diversos municípios do Brasil. Com isso, no dia da votação, após a apresentação dos documentos, a identidade de cada eleitor será confirmada por meio do reconhecimento biométrico de sua impressão digital.

No Estado do Rio de Janeiro, após o cadastramento biométrico do eleitorado de Armação dos Búzios, em 2009, agora é a vez de Niterói participar desse processo. De 29 de abril a 31 de outubro de 2013, todos os eleitores do município devem fazer o cadastramento biométrico, inclusive aqueles cujo voto é facultativo, como os menores de 18 anos, os maiores de 70 anos e os analfabetos. Quem deseja transferir seu título de eleitor para Niterói ou reside nesse município e queira tirar o título pela primeira vez também deve comparecer ao cadastramento.

Os eleitores que não atenderem à convocação da Justiça Eleitoral terão o título cancelado. Além de ficarem impedidos de votar nas próximas eleições, os eleitores com título cancelado não poderão tirar passaporte, prestar concurso público e obter empréstimos em bancos oficiais.

 

 

O QUE LEVAR?

O eleitor deverá levar os seguintes documentos:

- Comprovante de residência atual;

- Documento de identidade;

- CPF (se possuir);

- O título de eleitor que vai ser trocado (se possuir).

- No caso de nova inscrição, os eleitores do sexo masculino entre 18 e 45 anos devem levar o comprovante de quitação militar, além dos demais documentos exigidos para o cadastramento biométrico.

 

 

 

COMO FAZER?

Para fazer o cadastramento biométrico, o eleitor tem duas opções:

1 – Comparecer diretamente no posto de atendimento do Ginásio do Caio Martins, na Rua Presidente Backer, s/n, Santa Rosa – Niterói, de segunda a sexta, das 9h às 17h;

2 – Agende o atendimento pelo site do TRE/RJ. Quem optar pelo agendamento, além do Ginásio do Caio Martins, poderá também ser atendido no Fórum da Região Oceânica, na Estrada Caetano Monteiro, s/n, Pendotiba – Niterói.

 Com o objetivo de evitar longas filas, o TRE-RJ recomenda que os eleitores compareçam aos postos de atendimento de acordo com o disposto no quadro abaixo:

Eleitor nascido em

Quando comparecer

janeiro/fevereiro

Maio

março/abril

Junho

maio/junho

Julho

julho/agosto

Agosto

setembro/outubro

Setembro

novembro/dezembro

Outubro

 

 

ONDE FAZER?

O cadastramento biométrico dos eleitores de Niterói pode ser feito nos dois postos abaixo:

LOCAL

ENDEREÇO

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Ginásio do Caio Martins

Rua Presidente Backer, s/n, Santa Rosa – Niterói

De segunda a sexta, das 9h às 17h

Fórum da Região Oceânica *

Estrada Caetano Monteiro, s/n, Pendotiba – Niterói

De segunda a sexta, das 11h às 18h 
*Apenas com agendamento na Internet

 

Wellington Rosa é colunista do Jornal Folha do Rio.